top of page

Calçado de Segurança na Indústria Alimentar

A proteção do trabalhador, começa muitas vezes pelos pés. Por isso, revela-se de extrema importância a escolha de calçado de segurança adequado ao trabalhador e à atividade profissional que este executa. Pelos diferentes ambientes de trabalho que existem, existem também várias opções de calçado, com características distintas, mais adequadas para uns ambientes do que para outros.

No caso da Indústria Alimentar, pela importância que assume na vida e saúde das pessoas é, obrigatoriamente, uma indústria muito legislada e controlada, pelo que os EPI’s mais indicados e utilizados nesta área de atividade possuem características diferentes das demais.


Formato

Começando pelo formato do sapato em si, isto é, a peça que cobre o pé, consegue-se identificar facilmente um sapato concebido para a indústria alimentar. O mais simples e liso possível. Esta simplicidade justifica-se pela imensidão de micróbios e bactérias que os alimentos podem transmitir, podendo causar intoxicações alimentares ou doenças intestinais, número que pode ser reduzido a uma ínfima parte, graças ao design liso que estes sapatos deverão apresentar.

Todo o formato do sapato é pensado para que o seu utilizador consiga limpá-lo e desinfetá-lo rapidamente. Por isso, não vemos nenhum sapato indicado para esta indústria com atacadores.



Certificação SR

Eaglegrip Branco

Em ambientes maioritariamente escorregadios, é importante que o trabalhador se sinta seguro, sem medo de escorregar e cair, podendo lesionar-se gravemente. A fim de o evitar, existe a certificação SR, que dita se o sapato é resistente ao deslizamento ou não. Muitas das opções de calçado de proteção para a indústria alimentar já possuem este certificado e são vistas com melhores olhos, comparadas às demais não certificadas, pelos profissionais da área.


Cor

No que toca à cor do calçado que os profissionais desta área devem utilizar, existe um código, em alguns casos imposto legalmente, por entidades reguladoras, como a ASAE.

Comumente vistas, as cores mais usuais do calçado de proteção nesta indústria são o branco e o azul, dependendo do tipo de alimentos que se manuseiam, e existe uma explicação bastante plausível para tal:


  • Manuseamento direto de alimentos crus: para este tipo de atividades, é obrigatório o uso de calçado de cor branca, por vezes com uns apontamentos ou sola azuis, para que qualquer sujidade possa ser rapidamente detetada e eliminada, evitando de imediato a propagação de germes.

  • Manuseamento direto de alimentos: Neste caso, o branco será opcional, mas continua a ser a cor predominante nesta indústria. No entanto, por motivos de distinção de setores de produção, há quem prefira utilizar a cor azul, tida como cor secundária, por ser uma cor raramente encontrada em qualquer alimento e, por isso, poder ser rapidamente higienizada.

  • Manuseamento direto dos alimentos embalados: o código de cores, nesta fase, é menos rigoroso porque o produto já deverá estar embalado e não existe necessidade de manusear diretamente os alimentos.



Para uma das indústrias mais desafiadoras a nível de proteção e legislação, pode encontrar na Protectedmode as melhores soluções para a Indústria Alimentar.

Comments


bottom of page