top of page

5 Dicas para combater o calor no trabalho

Seja quais forem as condições climatéricas em que trabalha, a correta utilização dos Equipamentos de Proteção Individual (EPI) deverá ser sempre prioritária. Por sabermos que é quando se registam temperaturas de maior calor que os trabalhadores negligenciam o uso do seu EPI, temos 5 dicas para combater o calor no trabalho, zelando sempre pela segurança do trabalhador!

1 - Evite as horas de maior calor
Trabalhar ao calor

Se possível, evite a exposição direta ao sol durante as horas mais quentes do dia (das 11h00 às 17h00, normalmente). É entre estas horas que a incidência dos raios Ultravioleta (UV) é mais prejudicial ao ser humano, ou seja, torna-se mais suscetível a queimaduras e desidratação.



2 - Mantenha-se hidratado
Hidratação no trabalho

A desidratação, por mais fácil que possa parecer combater é uma condição à qual muitos trabalhadores não dão a devida importância. Daqui podem advir consequências como a redução das funções cognitivas, o aumento do tempo de reação e o discernimento na tomada de decisão, o que afeta consequentemente a produtividade do trabalhador. Tal condição pode ser revertida, prevenindo-se contra o risco de desidratação:


  • Hidrate-se antes do turno de trabalho;

  • Evite o consumo de bebidas quentes, alcoólicas, gaseificadas, com cafeína e ricas em açúcar;

  • Tenha sempre uma garrafa de água por perto;

  • Beba água em pequenas quantidades de forma regular, em vez de grandes quantidades apenas ocasionalmente;


3 - Escolha o tipo certo de EPI

O EPI que utiliza deve obviamente cumprir todas as normas de segurança e, se possível, ser constituído por materiais leves e respiráveis como o algodão, que permitam a respiração e transpiração do corpo, evitando o acumular de suor na pele. Opte também por cores claras, que ajudam a refletir o calor e não a absorvê-lo.


O calor extremo e outros fatores relacionados, como a sujidade, o pó e a transpiração podem causar um desgaste mais rápido do EPI. Por isso é também importante garantir que o equipamento é limpo corretamente, preservando as suas características.


Veja abaixo alguns exemplos de fardamento 100% algodão:


Veja abaixo alguns exemplos de calçado respirável:


Veja abaixo alguns exemplos de EPI indicados para temperaturas elevadas:


4 - Pausas

Trabalhar em temperaturas elevadas por si só pode ser cansativo. Adicionando o stress, quer físico, quer mental que o trabalho pode causar, torna-se assim aconselhável para o trabalhador efetuar pausas pontualmente.


5 - Eduque-se a si próprio e aos outros

  • Sinais de stress térmico

    Devem ser dadas, quer aos colaboradores quer aos empregadores, formações relevantes sobre a segurança térmica, explicando os riscos de exposição ao calor e formas de evitá-lo.


  • Uso permanente do EPI

    Deve ser sublinhada a necessidade de usar permanentemente os EPIs nos locais de trabalho e de os remover apenas nas zonas de segurança designadas.


  • Protetor Solar

    A exposição aos raios UV deverá ser combatida com o uso de protetor solar.


Ao seguir estas 5 dicas, sentir-se-á mais preparado para enfrentar o dia de trabalho, mesmo nos dias mais quentes, sempre em segurança!




Comments


bottom of page